Relatório de Atividades 2025 - ASSOCIAÇÃO PORTUANDO
RELATÓRIO DE ATIVIDADES
PORTUANDO 2025
É com grande satisfação e um profundo sentimento de dever cumprido que apresentamos o Relatório de Atividades PORTUANDO 2025. Este documento não é apenas um registro, mas um movimento vivo da jornada dos nossos associados.
O que encontrar neste relatório:
Resultados Quantificáveis: A demonstração transparente de como os recursos foram aplicados e o número de pessoas diretamente beneficiadas.
Histórias de Impacto: O registro das mudanças tangíveis e inspiradoras que o projeto PORTUANDO gerou na vida de seus participantes.
Aprendizados e Próximos Passos: Uma análise honesta dos desafios enfrentados e a projeção estratégica para a sustentabilidade e expansão do projeto em 2026.
Este relatório reflete o esforço conjunto de uma Direção compromissada, da participação vibrante. Agradecemos a todos que, de alguma forma, estiveram conosco nesta jornada.
Convidamos a todos para a leitura, na esperança de que encontrem neste material a inspiração e a comprovação de que o investimento em projetos da nossa Associação PORTUANDO é, verdadeiramente, um importante contributo para qualificar os trabalhos dos nossos associados no apoio aos brasileiros em situação de imigração em Portugal.
JANEIRO
1) Início da organização da Rede de Produtos e Serviços PORTUANDO.
Uma inciativa estratégica fundamental para o fortalecimento mútuo e a sustentabilidade de seus membros, com o início da organização da REDE DE PRODUTOS E SERVIÇOS PORTUANDO.
O que é a Rede?
Esta iniciativa visa criar um ecossistema solidário dentro e fora da comunidade PORTUANDO, oferecendo uma vitrine dedicada aos talentos e empreendimentos dos nossos associados.
Principais Objetivos da Fase Inicial:
Mapeamento e Estruturação: Catalogação dos produtos (artesanato, alimentos, etc.) e serviços (consultoria, aulas, reparos, etc.) oferecidos pelos nossos associados.
Divulgação Interna: Apoiar ativamente os associados na promoção de suas ofertas entre os próprios membros da rede, fomentando o consumo interno e gerando um ciclo de economia solidária.
Expansão para o Público Geral: Futuramente desenvolver ferramentas e canais iniciais (digitais e físicos) necessários para apresentar esta diversidade de ofertas ao público em geral, ampliando o alcance e potencial de vendas de cada empreendedor.
Esta etapa de organização em Janeiro marca o compromisso da PORTUANDO em não apenas capacitar, mas também em apoiar oportunidades concretas de renda e visibilidade para seus participantes.
2) Recadastramento para Avanços do Vínculo Associativo
Visando qualificar o âmbito administrativo e o estreitamento das relações com os participantes de suas atividades e projetos, a Associação PORTUANDO deu início a uma importante atividade de recadastramento e atualização de dados. Esta iniciativa não se resume a uma medida burocrática, mas constitui uma etapa fundamental para ampliar a comunicação institucional.
Com uma base de dados fidedigna, a Associação busca garantir que as informações sobre atividades e decisões cheguem a todos, fomentando assim uma maior e mais efetiva participação dos associados na vida institucional e política da organização.
3) Apresentação de Candidatura
No âmbito da sua estratégia de articulação com o poder local e captação de recursos, a Associação PORTUANDO submeteu uma candidatura à Junta de Freguesia do Bonfim, no Porto. A participação deu-se através do programa "Rotas para integração imigrante", com a apresentação do projeto autoral intitulado "Mulheres sem medo".
A elaboração e coordenação da proposta estiveram sob os cuidados das associadas Maria José dos Santos Rêgo e Joana Cabral. O mérito técnico e social da proposta foi reconhecido pela banca avaliadora, resultando na inclusão do projeto entre as iniciativas classificáveis do processo seletivo, o que atesta a capacidade da Associação em formular respostas competentes para os desafios da integração.
FEVEREIRO
1) Reestruturação da Direção.
Foi o momento de revisar e consolidar a estrutura de um coordenação colegiada. Esta reestruturação visou otimizar a tomada de decisões, definir novas responsabilidades e assegurar que a equipe de gestão esteja perfeitamente alinhada com a missão do PORTUANDO para os próximos ciclos.
- Reuniões de Planejamento: Realizamos uma série de encontros de planejamento estratégicos, envolvendo a nova estrutura de direção e corresponsabilidades para:
Avaliar os Resultados e Otimizar os tempos de resposta
Definir Metas de Curto e Médio Prazo e Participação em eventos
Alocação de Recursos e Tomadas de Decisão
Toda a organização se concentrou em preparar a AGO, agendada para o dia 23 de Março de 2025 com os seguintes objetivos organizativos:
Plena Capacidade de Gestão: Com todos os cargos preenchidos, a Direção ganha mais força para executar os 'Planos de Atividades'.
Transparência e Legitimidade: Processos que assegurem a transparência democrática perante os associados.
Requalificação e Engajamento: Avançar com novas ideias e mobilizar o engajamento dos associados na gestão dos projetos.
PORTUANDO dedicou um olhar especial à saúde mental e à dinâmica familiar dos nossos associados e demais interessados no tema com a realização do projeto "Acolhimento em Foco".
Reconhecendo que a imigração traz desafios profundos para o núcleo familiar, promovemos rodas de conversa desenhadas especificamente para pais de crianças e adolescentes imigrantes.
A Dinâmica dos Encontros
Realizados nos dias 08 e 22 de Fevereiro, estes encontros funcionaram como um espaço seguro de escuta ativa e troca de experiências.
Mediação Especializada: As sessões foram conduzidas pela Psicóloga Magali Cabral (CP 028206), que trouxe sua expertise técnica e humana para orientar o grupo.
Temas Abordados: O diálogo focou em questões cruciais e muitas vezes dolorosas do processo migratório, como as alterações comportamentais dos filhos, o enfrentamento ao bullying e à xenofobia, e as estratégias para uma integração escolar e social saudável.
Parceria Local: A atividade contou com o apoio estrutural da Rádio Transforma (Porto), que cedeu seu espaço para acolher as famílias.
Impacto
O "Acolhimento em Foco" cumpriu o papel relevante de mostrar às famílias que elas não estão sozinhas. Ao transformar angústias individuais em pautas coletivas, demos passos importantes para fortalecer a resiliência da nossa comunidade e construir caminhos para uma convivência mais inclusiva.
1) Parceria com a UNESP (São Paulo, Brasil)
Participação da Portuando como parceiro, em formato virtual, da atividade Cine Debate "Mulheres Marcadas para Viver". A atividade utilizou a linguagem cinematográfica como ponto de partida para discutir temas urgentes como o protagonismo feminino, resistência e direitos humanos.
A Parceria Estratégica
O grande diferencial desta ação foi a parceria institucional firmada com a UNESP (Universidade Estadual Paulista). Esta ponte entre a associação PORTUANDO e a UNESP foi construída graças à articulação do nosso associado e docente da universidade, Prof. Paulo Martinez.
Destaques da Atividade:
Intermediação Especializada: Elevou o nível do debate, trazendo aportes teóricos e históricos que enriqueceram a análise da obra pelos participantes.
Acesso Democratizado: O formato online permitiu a participação de associados e interessados de diversas localidades, ampliando o alcance da discussão.
Fortalecimento de Vínculos: A atividade estreitou os laços da PORTUANDO com o universo universitário, abrindo portas para futuros projetos de extensão e colaboração educacional.
Este Cine Debate não foi apenas uma exibição de filme, mas um ato de construção coletiva de conhecimento, honrando a missão da nossa associação.
2) Assembleia Geral Ordinária (AGO)
Realizada em 23 de Março, via videoconferência, a Assembleia Geral Ordinária representou o momento de avaliação e de planejamente da Associação PORTUANDO. Em estrita conformidade com o Estatuto Social, a reunião mobilizou os associados para deliberar sobre pilares fundamentais da sustentabilidade orgânica e operacional da instituição.
A Importância Estratégica
Esta AGO foi decisiva para qualificar a gestão da Associação. Mais do que uma formalidade, o encontro serviu para:
i. Atualizar a estrutura legal (atualização de endereço e estatutos).
ii. Garantir a transparência (prestação de contas e relatórios).
iii. Padronizar o crescimento (criação de protocolos para captação de recursos).
A Ordem dos Trabalhos (Síntese das Deliberações)
A pauta seguiu uma agenda rigorosa centrada na organização interna e no planejamento futuro:
- Gestão de Projetos e Recursos: Avaliação e aprovação de um novo protocolo para candidaturas, definindo regras claras para a apresentação de projetos e captação de recursos em nome da PORTUANDO, além de revisar as iniciativas já em andamento.
- Regulamentação Interna: Aprovação para o início da consolidação do Regulamento Interno, uma necessária inicitiva para normatizar o dia a dia da associação.
- Transparência do Ciclo Anterior: Apresentação formal do Relatório de Atividades referente ao ano de 2024.
- Atualização Estatutária: Discussão de alterações necessárias nos Estatutos Sociais, incluindo a atualização do endereço da sede.
- Relatoria Financeira: Apresentação e análise da Prestação de Contas do exercício de 2024. Para saiber mais: https://portuando-brasil.blogspot.com/2025/03/portuando-relatorio-de-atividades-2024.html)
1) Parcerias
A Associação PORTUANDO avança na sua vocação internacional ao integrar, como parceira estratégica em Portugal, o Acordo Internacional de Cooperação firmado com a Secretaria de Cultura e Turismo de Maranguape (SECULT), a Fundação TERRA e a ABREMC (Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários).
Estrutura da Parceria
Este acordo estrutural reúne quatro pilares institucionais que conectam o poder público, o terceiro setor e redes associativas de dois países:
Associação PORTUANDO (Portugal): Atua como a ponte internacional, facilitando o diálogo e a implementação de ações em solo europeu.
SECULT Maranguape (Brasil): Representa a institucionalidade pública e o suporte local às políticas de cultura e turismo.
Fundação TERRA (Brasil): Entidade responsável pelo Ecomuseu de Maranguape, trazendo conteúdos em gestão comunitária e territorial.
ABREMC (Brasil): Garante a articulação em rede nacional e o suporte técnico-científico no campo da museologia comunitária.
Objetivos e Atuação
A participação da Portuando é fundamental para viabilizar os objetivos centrais do acordo
Desenvolvimento de Projetos Conjuntos: Criação e execução de iniciativas que transcendem fronteiras, unindo saberes e práticas dos dois lados do Atlântico.
Intercâmbio de Experiências: Promoção da mobilidade de conhecimentos e de agentes culturais, fortalecendo as capacidades técnicas e de gestão de todos os envolvidos.
Valorização do Patrimônio Cultural Lusófono: Fomento à preservação e divulgação da memória e da cultura comum aos países de língua portuguesa.
(Pagina das assinaturas - Acordo Internacional de Cooperação Portuando e SECULT Maranguape)
Impacto Estratégico
Esta cooperação é reconhecida por todos os entes como um "projeto piloto", servindo de modelo de internacionalização e articulação territorial que poderá ser replicado em outros municípios e estados brasileiros no futuro
Para saber mais e acessar documento completo: PORTAL ASSOCIADOS PORTUANDO
2) Portal dos Associados em Pleno Funcionamento
Um dos grandes aquisições de 2025 foi a consolidação e o pleno funcionamento do PORTAL DOS ASSOCIADOS PORTUANDO. Mais do que um site, esta plataforma estabeleceu-se como o centro organzativo digital da nossa gestão interna e da comunicação com nossa base.
O que é o Portal?
Trata-se de uma ferramenta digital robusta de gestão e comunicação, desenhada para garantir que a relação entre a Associação e seus membros seja pautada pela agilidade, organização e confiança.
Funcionalidades e Benefícios:
Área Pessoal Exclusiva: Cada associado agora possui seu próprio login e senha, garantindo um acesso seguro e personalizado ao seu perfil e histórico junto à associação.
Acesso à Informação Sistematizada: Acabaram-se os arquivos dispersos. No Portal, todas as informações vitais da Portuando — desde Atas de Assembleias, Estatutos, até Relatórios Financeiros e de Atividades — estão centralizadas, organizadas e disponíveis para consulta a qualquer momento.
Transparência: A plataforma assegura que a prestação de contas e as decisões da diretoria cheguem de forma confiável a todos os membros, fortalecendo a democracia interna.
Facilidade na Comunicação: O portal serve também como um canal direto para inscrições em eventos, atualização de dados cadastrais e acesso aos benefícios da Rede de Produtos e Serviços.
3) Participações em eventos
i) A Associação PORTUANDO marcou presença com os associados, como Marlene Pachedo, Maria José dos Santos Rêgo no Encontro Anual da Fundação Ana Lindh, um evento de grande relevância para a sociedade civil, realizado nas instalações da histórica Cooperativa do Povo Portuense.
A Fundação Ana Lindh é uma referência internacional na promoção do diálogo intercultural e na cooperação entre os povos da região Euro-Mediterrânica. Participar deste encontro anual qualificou mais ainda a Portuando nos debates sobre diversidade, inclusão e cidadania ativa.
A nossa presença na Cooperativa do Povo Portuense teve como objetivos centrais:
Fortalecimento de Redes: Conectar a Portuando com outras organizações não governamentais e agentes culturais, abrindo portas para futuras parcerias e projetos colaborativos.
Troca de Saberes: Compartilhar a nossa experiência no acolhimento de imigrantes brasileiros e, simultaneamente, aprender com as metodologias de outras instituições que atuam na defesa dos direitos humanos e na integração social.
Visibilidade Institucional: Reafirmar o papel da Portuando no ecossistema associativo do Porto e da região.
Este encontro foi um passo importante para inserir a nossa associação em uma rede mais ampla de solidariedade e cooperação, essencial para a sustentabilidade e expansão das nossas atividades.
ii) Encontro Nacional da Rede ALF Portugal
Nos dias 21 e 22 de Abril de 2025, a Associação Portuando participa na abertura e nas atividades do Encontro Nacional da Rede ALF Portugal (Rede Portuguesa da Fundação Anna Lindh).
Nossos Representantes
A associação foi oficialmente representada por Maria José dos Santos Rêgo e João Eduardo de Arraes Alencar, que levaram a voz e a experiência da Portuando - mesmo que apenas na sua abertura - para este fórum de dimensão nacional.
Realizado em Lisboa, o encontro reuniu as diversas organizações que compõem a rede portuguesa da Fundação Anna Lindh. A participação na cerimônia de abertura e nas sessões de trabalho permitiu:
Alinhamento Estratégico: Compreender as diretrizes nacionais para o diálogo intercultural e a cooperação na região Euro-Mediterrânica.
Visibilidade e Redes de Contatos: Estabelecer contatos diretos com outras entidades da rede, potenciando parcerias fora do eixo do Porto.
Reafirmação de Compromisso: Demonstrar o engajamento ativo da Portuando na construção de uma sociedade mais dialogante e inclusiva em todo o território português.
Neste ano de 2025, a tradicional marcha ganhou novos contornos ao alinhar suas pautas com o Coletivo de Luta pela Palestina. Em um gesto simbólico e político, os manifestantes destacaram que o espírito de liberdade que marcou o fim do fascismo em Portugal deve servir de inspiração para as lutas contemporâneas, tanto no Brasil quanto na Palestina.
Às 14h, as vozes se uniram sob o lema de que "a luta de um é a luta de todos". A união dos agrupamentos reforçou a mensagem de que a democracia e a soberania dos povos são batalhas constantes e globais. O evento reafirmou o compromisso destas organizações com a defesa dos direitos humanos e a autodeterminação dos povos, mantendo viva a chama de abril.
4) PORTUANDO TV – Nosso Novo Canal no YouTube
Entendendo que a imagem e o som são ferramentas poderosas de conexão, inauguramos nosso canal exclusivo no YouTube para ampliar o alcance das nossas ações e registrar a história viva da nossa comunidade.
O que você encontra no canal?
A PORTUANDO TV chega para ser a janela digital da nossa associação, oferecendo:
Cobertura de Eventos: Os melhores momentos das nossas atividades, encontros e celebrações.
Conteúdo Informativo: Entrevistas, palestras e dicas práticas para a vida no exterior.
Memória Institucional: Um arquivo audiovisual acessível que documenta a trajetória e o crescimento do projeto.
Conheça, Curta e Compartilhe!
Convidamos a todos para se inscreverem, ativarem as notificações e compartilharem os vídeos. Cada visualização e cada "like" ajudam a levar a mensagem de acolhimento e integração da Portuando para mais longe.
Acesse agora e faça parte da nossa audiência: https://www.youtube.com/@Associa%C3%A7%C3%A3oPORTUANDO
5) 2ª Tertúlia PORTUANDO debate caso real de violência em Vila Real. Contra o Racismo e a Xenofobia:
No dia 12 de abril de 2025, a sede da Associação PORTUANDO, no bairro Bonfim, no Porto, foi palco de um encontro marcado pela solidariedade e pela indignação necessária. Dando continuidade à agenda de "Tertúlias PORTUANDO 2025", o evento dedicou-se à reflexão crítica sobre o racismo e a xenofobia.
O ponto central do debate foi o relato corajoso do associado Eranande Tavares. Ele partilhou com o público presente a dura realidade que enfrenta há mais de dois anos em Vila Real: uma rotina de ofensas, agressões e ameaças de cunho racista no seu próprio local de residência.
Mais do que um testemunho vivo e atual, o encontro serviu para estruturar uma resposta institucional. A Direção da Associação PORTUANDO lançou uma Nota de Repúdio, que está a recolher subscrições para ser entregue às autoridades competentes. Este ato reforça o compromisso da associação com uma educação intercultural crítica, onde o silêncio diante da injustiça não tem lugar.
MAIO
1) Dia Internacional dos Museus 2025.
A importância do Associativismo para "O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Transformação".
2) Organização de Acervo e Valorização do Património Cultural
No âmbito das comemorações do Mês dos Museus, a Associação PORTUANDO integrou na sua programação uma ação estratégica de preservação e memória: o início da sistematização e organização dos seus acervos documentais, bibliográficos, artísticos e audiovisuais. O objetivo desta iniciativa é democratizar o acesso a estes materiais, disponibilizando-os futuramente através da Mini-Biblioteca Paulo Freire, da galeria da associação e dos canais de mídias sociais.
Esta ação ganhou um impulso decisivo e honroso ao recebermos uma Carta de Recomendação assinada por Hugues de Varine, uma das maiores referências mundiais no campo do património cultural e da Nova Museologia. O documento, que viabilizou a participação da PORTUANDO numa candidatura de projetos (Projeto que ficou entre os classificáveis da seletiva da Câmara Municipal do Porto), reveste-se de grande simbolismo, dada a histórica relação de Varine com o eixo Brasil-Portugal — consolidada recentemente pela doação do seu espólio pessoal ao Museu Arqueológico do Fundão "José Monteiro". O apoio de tal personalidade valida o compromisso da PORTUANDO com a educação e a cultura.
Para saber mais: https://www.rtp.pt/noticias/cultura/museologo-frances-hugues-de-varine-distinguido-com-medalha-de-merito-cultural_n1515834
JUNHO
Para o primeiro ciclo de atividades do ano, a Associação PORTUANDO promoveu uma Reunião Ampliada de avaliação e planejamento. O encontro teve como objetivo realizar um balanço crítico das ações executadas durante o 1º semestre de 2025, identificando avanços e desafios enfrentados pela gestão.
Num segundo momento, a pauta voltou-se para a organização do período seguinte do ano institucional. De forma participativa, foram definidos as prioridades, o calendário de atividades e as estratégias de atuação política e cultural para o segundo semestre, garantindo que a execução dos projetos mantenha a coerência com a missão estatutária da Associação.
A participação dos associados e colaboradores foi essencial para alinhar as expectativas e construir, em conjunto, o plano de ação para a segunda metade do ano. Foram debatidas novas propostas e reajustadas as rotas, assegurando que o ano institucional de 2025 continue a ser pautado pela relevância social e pela força das nossas parcerias luso-brasileiras.
2) Acolhimento
PORTUANDO acolhe entrevista para trabaho académico de estudante do curso Recursos Humanos no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP)
A PORTUANDO teve o prazer de receber a pesquisadora Lara Reis para uma entrevista aprofundada sobre o empreendedorismo de imigrantes em Portugal, com foco no papel das organizações da Economia Social.
Conforme explicou Lara Reis, o objetivo de seu trabalho é "explorar uma temática relacionada com a Economia Social em Portugal. Nesse sentido, escolhi o tema do Empreendedorismo dos imigrantes em Portugal, de modo a compreender como é que organizações da economia social, podem apoiar, incentivar e promover o espírito empreendedor das populações migrantes."
A entrevista, que durou 30 minutos, contou com a participação das associadas Nádia Almeida e Maria José dos Santos Rêgo. Para além de tentarmos contribuir com elementos teóricos e práticos sobre a Economia Social, este foi um momento de grande aprendizagem para a PORTUANDO, graças às questões pertinentes e bem elaboradas pela estudante.
Também estiveram presentes na sede social os associados Jorge Abrunhosa e Marlene Pachêco, acompanhando de perto essa importante discussão.
Durante a conversa, pudemos refletir sobre os processos da Associação e nossa visão de futuro, alinhando-os aos insights da pesquisa de Lara. Ao final da entrevista, as participantes foram presenteadas com um mimo especial pela jovem pesquisadora.
Desejamos muito sucesso à Lara Reis em seu percurso acadêmico. A PORTUANDO estará sempre de portas abertas para acompanhar e apoiar o promissor trabalho de Lara.
JULHO
1) Campanha PORTUANDO 2025.
Camisetas PORTUANDO 2025: Chegou a Hora de Vestir Nossa Identidade!
Com não são apenas camisetas. São a nossa identidade, a nossa voz e o nosso manifesto, os modelos ainda disponíveis sob consulta ( (inovação.portuando@gmail.com).
A Campanha PORTUANDO 2025 apresentou a nossa nova coleção. Cores vibrantes e design exclusivo para estampar no peito aquilo que defendemos na prática. Qual delas representa o seu momento?!
🏳️ A Branca (Social): Pela solidariedade e acolhimento. 🚩 A Vermelha (Política): Pelo fim das injustiças e defesa de direitos. 🌟 A Amarela (Cultural): Pela diversidade que nos conecta.
As camisetas oficiais de 2025 revelou-se uma significativa estratégia de fortalecimento da identidade institucional da Associação. A estratégia, centrada não apenas na estética e qualidade do material, mas no sentido de pertença ("Vestir nossa identidade"), gerou uma resposta satisfatória e positiva.
O sucesso da iniciativa é mensurável pela rápida saída dos itens de stock, restando poucas unidades logo após o início da distribuição. A campanha cumpriu o duplo objetivo de angariação de fundos e, principalmente, de consolidação da identidade visual dos projetos PORTUANDO no espaço público, com os associados a tornarem-se divulgadores ativos da causa ao vestirem a "ideia" da associação.
Sabemos que a comunicação é chave no ambiente profissional, e o domínio mesmo que básico do inglês pode abrir muitas portas. Por isso, preparamos um curso com conteúdos personalizados e adaptados às suas necessidades profissionais, garantindo que você aprenda o vocabulário e as expressões mais relevantes para o seu dia a dia no trabalho. Nossos professores voluntários possuem vasta experiência e estão prontos para compartilhar seus conhecimentos, oferecendo um ensino de qualidade e alinhado como os seus objetivos.
Se você é brasileiro(a) - mas não só - em Portugal e busca aprimorar suas habilidades para o mercado de trabalho, a PORTUANDO tem uma excelente oportunidade para você! Em outubro de 2025, iniciaremos nosso curso presencial de Inglês Laboral para Brasileiros, com o objetivo de apoiar sua formação e requalificação profissional aqui em Portugal.
E as condições de participação não poderiam ser melhores! Para ter acesso a este curso, basta ser um associado PORTUANDO e contribuir com uma taxa social de apenas 10 euros mensais. É uma oportunidade imperdível de investir em seu futuro profissional com um custo acessível.
Venha construir conosco nossa associação de apoio aos brasileiros em situação de imigração. Junte-se à PORTUANDO e dê um passo importante em sua jornada profissional e pessoal, ou seja, ampliarmos os processos de Integração dos imigrantes em Portugal!
Para mais informações e/ou inscrições, entre em contato conosco pelo e-mail: inovacao.portuando@gmail.com.
PORTUANDO – Conectando você ao futuro mais justo e integrado em Portugal.
3) Solidariedade fortalece a Biblioteca Paulo Freire PORTUANDO
A construção da nossa Biblioteca Paulo Freire é um processo coletivo e contínuo. Neste período, celebramos um passo importante dado com a ajuda direta da nossa base: a doação de uma estante de livros feita pela associada Marlene Pacheco, que contou com o apoio de montagem do móvel do associado Jorge Abrunhosa.
O novo mobiliário chegou em momento oportuno, viabilizando a organização dos volumes que aguardavam espaço adequado. As atitudes dos associados exemplifica o espírito de colaboração que move a PORTUANDO, onde cada contribuição material se traduz imediatamente em benefício comum, fortalecendo o nosso pilar de educação e cultura crítica.
4) Cartografias Literárias PORTUANDO: Uma Jornada Inesquecível em Esposende
No dia 25 de julho de 2025, o Projeto Cartografias Literárias PORTUANDO realizou mais uma atividade primorosa, cujo objetivo central de promover espaços e tempos de integração através da vivência literária, histórica e da paisagem em territórios interculturais foi, mais uma vez, plenamente alcançado. Desta vez, a linda cidade de Esposende abriu suas portas e nos recebeu de braços abertos para uma experiência memorável.
Sob a medição inspiradora de Fernando Rites, Esposende nos presenteou com um roteiro que tocou a alma e a mente de todos os participantes. Começamos nossa jornada com uma visita particularmente acolhedora ao espetacular Museu Marítimo, um verdadeiro tesouro que guarda as histórias e a rica ligação da cidade com o oceano. A seguir, mergulhamos no centro histórico, onde a beleza imponente de sua igreja e as ruas charmosas nos contaram séculos de história e tradições.
Aliam-se ao Museu Maritimo de Esponsende, os momentos da nossa vivência literária na incrível Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura. Esta biblioteca, que honra em seu nome o escritor que inspirou o roteiro da Cartografia Literária deste mês de julho, revelou-se um espaço de conhecimento para uma formação culturalmente eclética, convidando à leitura e à reflexão. A influência de Manuel Joaquim de Boaventura (filho de Esposende) pôde ser sentida em cada passo, enriquecendo nossa percepção do território e de sua identidade.
Para culminar este dia tão especial, os participantes tiveram a oportunidade de se confraternizar em um momento de pura magia: um café tranquilo, saboreado ao pôr do sol, em frente ao majestoso mar de Esposende. Esse encerramento perfeito reforçou os laços criados ao longo da jornada e selou a experiência com uma sensação de paz e plenitude.
Data: Agosto de 2025
Objetivo: Alinhamento de campanhas, projetos estruturantes e representação institucional.
i. Campanha 101 Associados / AIMA
Foi realizado o balanço da campanha.
Identificação do número de adesões atuais versus a meta.
Definição de novas frentes de divulgação e estratégias de captação para atingir a meta dos 101 associados, reforçando o valor da rede.
ii. Acompanhamento de Projetos
Avaliou-se o progresso das iniciativas em curso:
Inglês Laboral: Ajustes na metodologia e cronograma de aulas.
Cartografias Literárias: Verificação da fase de execução e mapeamento cultural.
Outros Projetos: Alinhamento de prazos e recursos necessários.
iii. Portal dos Associados
Apresentação das novas funcionalidades da plataforma digital.
Melhorias na interface de usuário e novas ferramentas de interação que visam facilitar o acesso a conteúdos reservados aos associados e a gestão da base de membros.
iv. Organização da participação Portuando no evento HumanaFest
Organização logística e estratégica para o evento.
Ação: Definição do formato da presença da Portuando (painéis, stands ou intervenções) e designação de responsáveis pela representação institucional no festival.
v. Plano Nacional de Combate ao Racismo e à Discriminação (PNCRD 2021-2025)
Diretriz: Alinhamento das ações da organização para garantir que os projetos e a cultura interna estejam em conformidade com o PNCRD, reforçando o compromisso com a equidade e a justiça social.
vi. Planejamento e Organização da 3ª SBPCT&I 2025
Início do planejamento detalhado para o evento anual da organização.
Definição de temas centrais, possíveis palestrantes e cronograma de produção para garantir o sucesso da terceira edição da Semana Brasil-Portugal do Associativismo para Ciência, Tecnologia e Inovação.
vii. Comunicação Interna:
Reafirmação do grupo Portuando como canal oficial para comunicações rápidas.
Estabelecimento de boas práticas de uso para garantir que as informações essenciais cheguem a todos de forma ágil e organizada. Para tanto, deve-se criar e compartilhar no grupo uma "Netiqueta",
(*) A netiqueta como um conjunto de normas de conduta e boas práticas que orientam o comportamento no ambiente digital, no contexto da Portuando, especialmente após a decisão de oficializar o WhatsApp como canal de comunicação e o lançamento do Portal dos Associados, ela se torna fundamental.
Os pontos avaliados que justificaram a implementação da netiqueta no dia a dia da organização foram os seguintes:
1. Profissionalismo e Credibilidade
O modo como a equipe se comunica reflete a imagem da Portuando. Uma comunicação clara, sem gírias excessivas e com gramática cuidada, transmite seriedade para e entre os associados.
2. Eficiência na Gestão de Tempo
Para os nossos grupos instituicionais (como o WhatsApp Portuando), a netiqueta objetiva a sobrecarga de informações. Para tanto convidamos os associados para observarem os seguintes orientações:
Mensagens objetivas: Evitam que informações essencias sobre projetos se percam em conversas paralelas.
3. Redução de Ruídos e Conflitos
A comunicação escrita carece de tom de voz e linguagem corporal, o que pode gerar interpretações erradas. A netiqueta promove:
Empatia digital: Pensar em como o outro lerá a mensagem.
Cordialidade: O uso de saudações e agradecimentos humaniza o ambiente virtual, essencial para debater temas sensíveis como o PNCRD (Plano Nacional de Combate ao Racismo).
4. Organização do Fluxo de Trabalho
Com diversos projetos em andamento (Cartografias Literárias, 3ª SBPCT&I), a netiqueta estabelece regras sobre:
Onde postar cada assunto (Portal vs. WhatsApp).
Como marcar pessoas responsáveis por tarefas específicas.
A importância de ler as mensagens anteriores antes de fazer uma pergunta que já foi respondida.
5. Inclusão e Respeito
No ambiente da Portuando, que preza pelo combate à discriminação, a netiqueta é uma ferramenta de inclusão. Ela garante que todos tenham voz e que o espaço virtual seja seguro, livre de termos ofensivos, preconceitos ou comportamentos agressivos.
Prática Deontologica Digital Portuando:
Netiqueta para o grupo de WhatsApp:
Evitar áudios longos para assuntos técnicos (prefira texto para facilitar a busca).
Usar a função "Responder" (Reply) para manter o contexto da conversa.
Reservar o Portal para documentos oficiais e o WhatsApp para alinhamentos rápidos.
Manter Coerencia Temática
viii. Informes e Encaminhamentos
Espaço dedicado a comunicações gerais e consolidação de tarefas:
As pendências levantadas foram distribuídas entre os responsáveis com prazos específicos para reporte na próxima reunião.
A Associação PORTUANDO tem o imenso prazer de anunciar o êxito de mais uma das suas campanhas de angariação de fundos: "A união faz e é a Força." Com o objetivo de financiar o projeto de jogos lúdicos na sede da nossa Associação, que beneficiará associados, familiares e amigos, lançámos uma iniciativa que demonstrou, mais uma vez, o poder da solidariedade e da colaboração em nossa comunidade. Tudo começou com a generosidade de um querido amigo e companheiro, Vasco Fernandes, que gentilmente doou bilhetes para a Festa do Avante 2025. Esta doação inicial serviu de alavanca para o nosso sucesso, permitindo-nos avançar com a campanha e transformar um gesto de bondade num projeto com impacto real.
A adesão à nossa campanha superou todas as expectativas e reforçou o nosso lema. A venda dos bilhetes tornou-se uma oportunidade para os nossos associados e apoiantes contribuírem ativamente para o futuro da nossa comunidade. Cada bilhete vendido representou um passo em direção à concretização de um espaço onde a diversão, o convívio e o fortalecimento de laços sociais são a prioridade. O sucesso desta iniciativa é uma prova viva de que, quando nos unimos por um propósito comum, os objetivos mais amplos se tornam alcançáveis.
É com especial gratidão que queremos destacar a contribuição dos amigos e companheiros Elísio Carvalho e Suzana Silveira, um casal de brasileiros que reside na cidade de Braga. A sua adesão à campanha não só foi fundamental para o resultado final, como também se estendeu para além da simples doação. A sua hospitalidade e amizade foram demonstradas ao receberem a nossa associada Maria José dos Santos Rêgo para um tour cultural pela cidade, um gesto que reforça a nossa crença em que o espírito de apoios mútuos são pontes que conectam pessoas e culturas, independentemente das distâncias. Quem sabe significou um próximo roteiro do Projeto CARTOGRAFIAS LITERÁRIAS.
A Direção PORTUANDO manifesta gratidão a todos que participaram e acreditaram no potencial do nosso trabalho. O sucesso desta campanha não é apenas financeiro; é um sucesso humano, que celebra a luta política-social, a união e o compromisso partilhado com o bem-estar da nossa Associação pelos imigrantes brasileiros em Portugal. Agora, podemos avançar com o nosso projeto de jogos lúdicos, um espaço que será construído com a ajuda de todos e que irá, sem dúvida, trazer muita alegria para os nossos associados e suas famílias.
SETEMBRO
1) PORTUANDO avança o Projeto FAROL EDUCATIVO de apoio às comunidades de estudantes brasileiros na educação básica e secundária em Portugal.
Primeiros Raios do FAROL EDUCATIVO: Uma Escuta Ativa para o Futuro dos Estudantes Brasileiros em Portugal.
Na terça-feira, 2 de setembro de 2025, a sede social da Associação PORTUANDO promoveu um momento inaugural e profundamente significativo para o Projeto FAROL EDUCATIVO. Com o coração e a mente abertos para uma "escuta ativa", tivemos a honra de receber a psicóloga e pesquisadora portuguesa Tânia Pires, cujo vasto conhecimento na área da educação iluminou a nossa tarde.
Foi uma sessão de imensos contributos e uma verdadeira construção coletiva de conhecimento. O tema central da conversa girou em torno de uma realidade cada vez mais urgente: a necessidade de desenvolver intervenções socioeducativas eficazes e sensíveis para apoiar os estudantes brasileiros que hoje frequentam a educação básica e secundária em Portugal.
Os números não deixam margem para dúvidas sobre a dimensão deste desafio e da nossa responsabilidade. De acordo com dados oficiais do Ministério da Educação Português, somos mais de 88 mil estudantes brasileiros integrados no sistema de ensino português – e este número nem sequer contabiliza as suas famílias, que também enfrentam um complexo processo de adaptação e integração. Cada um desses jovens representa uma história, um sonho e um conjunto de particularidades que merecem atenção e suporte.
A ideia fundamental deste primeiro encontro com a pesquisadora Tânia Pires foi precisamente essa: começar a identificar os elementos centrais que guiarão as nossas futuras intervenções. Queríamos compreender as principais problemáticas enfrentadas por estes estudantes e suas famílias, delinear os possíveis parceiros estratégicos que podem somar esforços conosco, e, definir por onde começar a "entrar no terreno" de forma mais consistente e impactante.
Tânia, com a sua perspicácia e experiência, elencou uma série de problemáticas prementes e, de forma inspiradora, sinalizou possíveis soluções e caminhos a seguir. A sua visão foi um catalisador para a nossa equipa, reforçando a certeza de que estamos no caminho certo e de que o trabalho que temos pela frente é não só necessário, mas plenamente realizável.
Com este valioso ponto de partida, o Projeto FAROL EDUCATIVO da PORTUANDO traçou os seus próximos passos. Realizaremos um segundo encontro, desta vez online, que reunirá todos os membros da equipa. Este momento será dedicado a aprofundar as discussões iniciadas e a consolidar as estratégias de ação.
Posteriormente, e com a energia renovada por este arranque promissor, organizaremos um Seminário de portas abertas. Este evento será direcionado a todos os parceiros potenciais e a todos os interessados em conhecer e, mais importante, em apoiar ativamente o Projeto FAROL EDUCATIVO. Será uma oportunidade para expandir a nossa rede de colaboração e mobilizar ainda mais recursos e talentos em prol desta causa.
Acreditamos firmemente que o sucesso dos nossos estudantes brasileiros em Portugal é uma construção coletiva. Por isso, convidamos cada um de vocês a fazer parte desta jornada. Não obstante é imperativo o estudo e a pesquisa alicerçada nos dados e informações do terreno. Assim, apresenta-se a seguir, o quadro referêncial e inicial do Projeto.
A comunidade brasileira em Portugal continua a crescer, e com ela, o número de famílias que procuram no país caminhos formativos para crianças e adolescentes. Neste cenário, a educação emerge como um suporte fundamental para a integração, e os dados mais recentes apontam para uma realidade impressionante: hoje, mais de 88 mil estudantes brasileiros estão matriculados em escolas do ensino básico e secundário em Portugal.
De acordo com publicação do Expresso: https://expresso.pt/sociedade/2025-08-30-metade-dos-estudantes-emigrantes-nas-escolas-publicas-portuguesas-sao-brasileiros-2aa4d190
"Além disso, no pré-escolar, os brasileiros já são maioritários entre os imigrantes: 51,2%. E representam cerca de metade (50,9%) dos alunos do 1.º ciclo (do 1.º ao 4.º ano). “No 2.º ciclo, que compreende o 5.º e o 6.º anos, são 48,2% dos alunos estrangeiros. No 3.º ciclo (7.º e 8.º anos), representam 48,5% e, no ensino secundário, 48,4%”, pode ler-se ainda.
As informações avançadas pelo ministério acrescentam também que o número de alunos imigrantes no ensino público português aumentou 10,85% em relação ao ano letivo de 2023/2024. Embora, no caso dos estudantes brasileiros, o ritmo de crescimento tenha sido inferior (5%)."
Este número expressivo é um sinal da confiança na qualidade do sistema de ensino português, mas também reflete uma série de desafios que estas famílias enfrentam. Para além da mudança geográfica e cultural, há a adaptação a um novo sistema de ensino, a superação de barreiras linguísticas – muitas vezes subtis, mas significativas – e a necessidade de construir novas redes de apoio social e emocional. A família, muitas vezes, sente-se sozinha e desorientada perante este complexo processo.
É neste terreno que a Associação PORTUANDO procura incidir positivamente. Através do seu projeto de apoio aos estudantes brasileiros, a nossa missão é ser um farol de orientação e suporte, garantindo que a jornada educativa dos nossos jovens "luso-brasileirinhos" seja o mais fluida e bem-sucedida possível.
O desenho e metodologia do projeto esta em seu início. Mas, também está muito sensível aos pais, que muitas vezes sentem a barreira de comunicação, pretendemos ampliar a interlocução, uma ponte essencial para o diálogo com as instituições de ensino.
Não obstante, o projeto reconhece a importância do bem-estar social e emocional. A transição para um novo país pode ser stressante. Portanto, assegurar aos estudantes o acesso a partilhar das suas experiências, do fazer amigos e sentir que pertencem a uma comunidade constam como os principais objetivos.
Para tanto, atividades de apoio familiar deve, ser capazes de fornecer as ferramentas e o conhecimento necessários, na capacitação dos pais a serem defensores ativos da educação dos seus filhos, ajudando-os a navegar com confiança pelo sistema e a tomar decisões informadas.
O sucesso de um estudante brasileiro em Portugal é o sucesso de uma família, o sucesso de uma comunidade, e, em última análise, o sucesso de uma sociedade multicultural e acolhedora. Com mais de 88 mil jovens a moldarem o seu futuro em solo português. É construir cenários mais promissores, prósperos e socialmente coesos.
Equipa Técnica FAROL EDUCATIVO:
Nádia Almeida
Márcia Barbosa
Tânia Pires
Socorro Beltrão
Jorge Carvalhaes
João Eduardo de Arres
2) Participações em eventos:
PORTUANDO NA EDIÇÃO 2025 DA HUMANIFESTA. QUE VENHAM MAIS EXCELENTES PROJETOS E ENCONTROS INTERCULTURAIS.
No dia 20 de setembro de 2025, a cidade do Porto foi palco de um evento vibrante e significativo: o HUMANIFESTA, um encontro dedicado a celebrar e fortalecer a interculturalidade. Em meio a essa atmosfera de diversidade e colaboração, a Associação Portuando marcou presença, destacando o seu papel ativo na promoção da inclusão social e cultural na região. A participação da Portuando foi coordenada pelos associados Ailton Almeida e Maria José dos Santos Rêgo, que representaram a organização com grande entusiasmo e profissionalismo.
O HUMANIFESTA serviu como uma plataforma essencial para que as diversas organizações da sociedade civil pudessem divulgar seus projetos e atividades. Para a Portuando, foi uma oportunidade única de apresentar o leque de iniciativas que desenvolve, todas voltadas para a integração de diferentes comunidades e para a valorização das suas ricas heranças culturais. Através de conversas e materiais informativos, a associação mostrou como seus programas de apoio, workshops e eventos culturais estão a contribuir para a construção de uma sociedade mais coesa e acolhedora. Pela PORTUANDO a atração cultural ficou sob a direção do parceiro e espetacular grupo de Hip-Hop TRUPIRATAS, com Altair e demais street-art.
A presença da Portuando no evento reforçou a sua missão de ser uma ponte entre culturas, construindo laços de amizade e solidariedade. Esse intercâmbio foi fundamental para a criação de novas parcerias e para o fortalecimento da rede de colaboração entre as entidades participantes.
O HUMANIFESTA não foi apenas um evento de divulgação; foi um encontro de almas, um espaço onde a humanidade de cada um foi reconhecida e valorizada. A participação da Portuando nesse contexto sublinha o seu compromisso inabalável com a dignidade humana e com a construção de um futuro onde a diversidade seja vista não como um obstáculo, mas como a maior riqueza de uma cidade. O sucesso da sua participação demonstra a relevância do nosso trabalho e inspira a continuidade de esforços em prol de uma sociedade mais justa e intercultural.
OUTUBRO
1) Participação em evento
Portuando - representada pelo seu presidente,
João Eduardo de Alencar -
participou de reunião, junto com outras
entidades representativas
de brasileiros em Portugal,
com o Embaixador Raimundo
Carreiro e equipa.
Foram tratado os principalmente os temas
de equiparação de notas nas escolas e validação
de diplomas, além do questão
das autorizações de residência.
Para acessar reportagem clicar na imgem
do Jornal DN Brasil:
3ª SEMANA BRASIL-PORTUGAL DO ASSOCIATIVISMO PARA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 2025
Honrosamente recebemos como convidado:
Wagner Fernandes
Diretor do Sindipetro CE/PI
Funcionário da Petrobrás há 15 anos, com atuação atual na Margem Equatorial.
Graduado em Administração, Contabilidade, Direito e Engenharia de Software, com Mestrado em Economia.
A moderação esteve com o associado Portuando:
Geraldo Tonini Jr.
Associado PORTUANDO
Engenheiro Geólogo e Aposentado da Petrobrás
Data e Horário: 28 de Outubro de 2025
17h (Horário de Brasília - Brasil)
20h (Horário de Lisboa - Portugal)
Este foi um encontro essencial para quem buscou compreender os desafios e os avanços com equidade social sobre a exploração pela Petrobrás da Margem Equatorial sob as perspectivas social e ambiental.
NOVEMBRO
SEMANA BRASIL-PORTUGAL DO ASSOCIATIVISMO PARA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO. UM PROGRAMA PORTUANDO DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA.
A 2ª sessão realizou-se online, gratuita e aberta ao público. Condicionada inscrições (formulário ao final publicação). Pela plataforma online PORTUANDO, o tema escolhido pelos convidados foi: Diálogo Brasil - Portugal: o oceano que nos une.
Para tanto, honrosamente recebemos como convidados:
João Garcia Rodrigues (Portugal) - Investigador no CIIMAR, o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto, Portugal. Trabalha com comunidades costeiras e decisores políticos para proteger a biodiversidade marinha e assegurar justiça social na gestão sustentável dos recursos marinhos num contexto de alterações climáticas.
Guilherme Cherem Schxarz Pierri (Brasil) - Oceanógrafo, mestre e doutor em Geociências, professor da Universidade do Estado de Santa Catarina, com experiência em pesquisa oceânica, dinâmica costeira, geohabitats da plataforma continental, planejamento espacial marinho e estratégias de gestão costeira e conservação.
Moderação:
Thiago Mendes - Geógrafo, doutor em Geografia pela Universidade do Porto, Coordenador de Projetos na Fundação CEER e investigador do CEGOT, com atuação no campo da Geografia Económica e Desenvolvimento Regional. Possui experiência na gestão de projetos em programas como PT2030, PRR, Horizonte Europa e Interreg, articulando investigação, inovação e políticas públicas.
Data e Horário: 26 de Novembro de 2025 Via Google Meet
11h (Horário de Brasília - Brasil)
14h (Horário de Lisboa - Portugal)
DEZEMBRO
Organização e Segurança: Um Passo Importante para a Portuando
No fechamento de 2025, a Diretoria da Associação Portuando reafirmou seu compromisso com a organização adiminstrativa. Em deliberação realizada no mês de dezembro pela Direção Portuando, foi aprovada a aquisição de uma nova estante com fechadura para a nossa sede social.
Pode parecer um detalhe simples, mas para uma associação em crescimento, essa estrutura é fundamental. Ela garante:
Segurança Documental: Proteção de registros históricos e administrativos.
Cuidado com Equipamentos: Acondicionamento adequado para prolongar a vida útil dos nossos bens.
Eficiência Operacional: Um ambiente organizado permite que a diretoria e os associados foquem no que realmente importa: nossos projetos.
PALAVRAS DE DIREÇÃO PORTUANDO
Ao encerrarmos este relatório de 2025, olhamos para trás com a certeza de que a Associação Portuando não apenas cumpriu seu papel, mas fortaleceu seus alicerces. Das decisões administrativas, como a melhoria da infraestrutura da nossa sede, aos projetos que impactaram nossa comunidade, cada passo por menor que aparentemente demos - foi guiado pela transparência e pelo compromisso coletivo.
Uma associação não é feita de paredes ou documentos, mas de pessoas e propósitos. As conquistas deste ano são o combustível para os desafios de 2026. Seguimos com a convicção de que, quando cuidamos do presente com compromisso e responsabilidade, o futuro se torna um horizonte de possibilidades ainda maiores.
Portugal, 30 de Janeiro de 2026.

















































Comentários
Enviar um comentário
Agradecemos vosso contato e brevemente publicaremos.